Se você é um dos fãs de Doramas assistindo a When The Stars Gossip, certamente já se deparou com inúmeras perguntas sobre viagens espaciais e a vida de astronauta durante o show. Com os atores Lee Min-ho e Kong Hyo-jin no elenco principal, When The Stars Gossip segue o romance improvável que se desenrola entre Gong Ryong (Lee), um talentoso obstetra e futuro genro do presidente do maior conglomerado da Coreia, e Eve Kim (Kong), uma astronauta americana de origem coreana e líder da expedição à qual Ryong acaba se unindo como turista espacial.
Prometendo ser a primeira série romântica coreana e drama de ambiente de trabalho ambientada no espaço, When The Stars Gossip ousa explorar áreas anteriormente inexploradas por outros K-dramas, utilizando efeitos visuais avançados para simular explorações espaciais e apresentando cenários surpreendentes que dificilmente você verá até mesmo em filmes e séries de Hollywood sobre o espaço.
Desde o início, a série encanta o público com uma série de fatos fascinantes sobre viagens espaciais, desde descargas elétricas durante lançamentos de foguetes até o custo astronômico de embarcar como turista espacial. Há muitas curiosidades espaciais embutidas apenas nos primeiros episódios, assim como cenas que podem ter levantado diversas perguntas relacionadas ao espaço pelos espectadores.
Aqui estão 12 perguntas que você pode ter feito enquanto assistia When The Stars Gossip, juntamente com respostas baseadas em diversas fontes online.
Aviso: Alguns spoilers à frente!
1. A Coreia do Sul Já Enviou Astronautas ao Espaço?
A primeira e única astronauta coreana a ser enviada ao espaço foi Dra. Yi So-yeon, que em abril de 2008 viajou até a Estação Espacial Internacional (ISS) ao lado de dois cosmonautas russos. O veículo Soyuz que transportava a tripulação foi lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão, o mesmo local de lançamento mostrado em When The Stars Gossip.
Yi, que era estudante de bioengenharia na época, realizou diversos experimentos científicos e testes médicos enquanto estava a bordo da ISS. Durante o retorno à Terra, a cápsula realizou um pouso de emergência no Cazaquistão, exigindo que Yi fosse hospitalizada devido a ferimentos nas costas. Ela, eventualmente, deixou sua carreira como astronauta em 2014.
2. Em ‘When The Stars Gossip’, O preço do bilhete de Gong Ryong para o espaço é de 70 bilhões de KRW (cerca de 48 milhões de dólares). Quanto custa ser levado ao espaço como turista espacial na vida real?
Três empresas atualmente dominam o setor de turismo espacial: Blue Origin de Jeff Bezos, Virgin Galactic de Richard Branson e SpaceX de Elon Musk.
Os preços para um bilhete espacial variam amplamente. A Virgin Galactic costumava ser uma das opções mais baratas, cerca de 250.000 dólares por assento, mas em 2024 o preço cobrado dos turistas espaciais subiu para aproximadamente 900.000 dólares por bilhete. Isso ainda é mais barato que os 1,25 milhões de dólares que a Blue Origin supostamente cobra (vale mencionar que passageiros da Blue Origin já pagaram de 0 até mais de 28 milhões de dólares).
Em 2022, três empresários pagaram 55 milhões de dólares cada para uma viagem a bordo de um foguete SpaceX que os levou até a ISS – um valor muito mais próximo dos 70 bilhões de KRW mencionados no K-drama. Embora esse número pareça exorbitante, eles passaram cerca de 10 dias no espaço, ao contrário dos poucos minutos proporcionados por Virgin Galactic ou Blue Origin. Portanto, eles certamente aproveitaram mais pelo seu dinheiro.
3. Pode um Foguete Ser Atingido por Raios Durante a Decolagem?
Os raios durante lançamentos de foguetes são raros, mas já aconteceram no passado. O exemplo mais impressionante ocorreu em 14 de novembro de 1969, quando o foguete Saturn V transportando a missão Apollo 12 foi atingido por raios duas vezes segundos após a decolagem. Felizmente, a tripulação conseguiu viajar com segurança à lua e completar sua missão com sucesso. Desde então, restrições foram impostas para lançamentos sob condições de tempestade.
4. Astronautas Carregam Armas no Espaço?
No show, a comandante da expedição Eve Kim guarda uma arma em seu kit de emergência, mas as armas são realmente permitidas no espaço?
Segundo o jornalista e historiador espacial James Oberg, enquanto “armas nunca foram transportadas a bordo de espaçonaves norte-americanas,” cosmonautas russos usavam carregar uma arma durante suas missões espaciais. A arma era armazenada em um recipiente metálico entre dois assentos no foguete Soyuz e só seria usada caso os cosmonautas aterrissassem muito fora de rota na volta para a Terra e, por exemplo, encontrassem um lobo ou urso selvagem. Após uma missão bem-sucedida, a arma era dada como presente ao comandante da espaçonave Soyuz.
No entanto, em um artigo subsequente publicado em 2014, Oberg notou que um astronauta lhe disse que, embora a arma ainda esteja na lista oficial do kit de emergência da Soyuz, uma comissão se reúne para revisar a lista antes de cada missão e decide retirar a arma para aquela missão.
5. Os Celulares Funcionam no Espaço? Como os Astronautas Fazem e Recebem Chamadas no Espaço?
Os celulares obviamente não têm serviço de celular no espaço, mas os astronautas ainda podem acessar a internet usando seus smartphones através de uma rede de satélites de comunicações (chamados de “Tracking and Data Relay Satellites,” ou TDRS) e antenas terrestres, permitindo que eles verifiquem emails, façam chamadas de vídeo e mais.
6. O que é um SuitSat? E Existem Cadáveres de Astronautas Flutuando no Espaço?
Gong Ryong vê o que ele acredita ser o corpo de um astronauta morto flutuando no espaço, mas mais tarde descobre que se trata de algo chamado de “SuitSat,” ou SuitSat-1.
O SuitSat, ou SuitSat-1, foi um traje espacial russo descartado que foi recheado com roupas velhas e equipado com um transmissor de rádio. Lançado da ISS em órbita terrestre em 3 de fevereiro de 2006, ele funcionou como um satélite improvisado, transmitindo mensagens e dados antes que seu sinal de rádio se silenciasse após algumas semanas.
Ele eventualmente se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre. Felizmente, até agora não há relatos conhecidos de corpos humanos mortos flutuando no espaço.
7. Que Tipos de Animais Já Foram Enviados ao Espaço?
Moscas da fruta são algumas das estrelas não-antropomórficas neste Dorama, e como se revelou, elas também foram os primeiros animais a serem enviados ao espaço em 1947. Camundongos e outros roedores, cães, macacos e até um coelho também foram lançados ao espaço nos anos seguintes para testar se seres vivos poderiam sobreviver no espaço – tudo isso antes do cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornar o primeiro humano a viajar ao espaço em 1961.
Desde então, humanos já lançaram todas as sortes de criaturas ao espaço, incluindo tartarugas, rãs, baratas, abelhas, águas-vivas e mais.
8. Humanos Podem Reproduzir no Espaço?
Assim como os verdadeiros astronautas na ISS, a tripulação a bordo da Estação Internacional de Baixo Orbit (LEO) em When The Stars Gossip realiza experimentos científicos que podem revelar novas descobertas sobre saúde humana e doenças.
Gong Ryong transporta os óvulos da sua futura cunhada Min-jung a bordo da LEO com o objetivo de realizar a injeção intracitoplasmática de esperma (ICSI) com células espermáticas do falecido marido dela, marcando a primeira vez que células oócitas humanas foram levadas ao espaço.
Na vida real – como na série – óvulos humanos nunca foram levados ao espaço antes, mas espermatozoides humanos já foram. Em 2018, a NASA enviou amostras congeladas de esperma humano (e de boi) à ISS para estudar os efeitos da microgravidade na motilidade espermática.
E, embora os cientistas ainda não saibam se a reprodução humana é possível no espaço, parece que eles estão cada vez mais próximos de descobrir, graças a avanços recentes, como o crescimento bem-sucedido de embriões de camundongos na ISS e a possibilidade de realizar IVF com roedores no espaço no futuro próximo.
9. Como A Vida no Espaço Afeta o Corpo?
Em determinado momento do show, Min-jung conta ao sogro, o presidente do MZ Group, diferentes maneiras pelas quais a microgravidade afeta o corpo. Embora seja bem conhecido que estar no espaço alonga a coluna e deixa você um pouco mais alto, um fato menos conhecido é que ela também suaviza rugas finas no rosto, já que a ausência de gravidade permite que os líquidos se desloquem facilmente para a cabeça, conforme mencionado em um artigo de 2021 da Allure.
Dito isso, quaisquer benefícios dermatológicos da microgravidade são superados pelos contras: a microgravidade pode fazer com que a pele perca elasticidade e se torne mais fina em um curto período de tempo, resultando em ressecamento, descamação, hematomas e diversos outros problemas de pele.
O mesmo artigo da Allure destaca que os telômeros do astronauta Scott Kelly — as extremidades dos cromossomos que encurtam à medida que as pessoas envelhecem — foram encontrados a crescerem mais longos enquanto ele estava no espaço, embora eles tenham encolhido novamente quando ele voltou para a Terra.
No entanto, estudos mais recentes sugerem que o estresse oxidativo crônico — e não a microgravidade — provavelmente causa o alongamento dos telômeros no espaço. O estresse oxidativo crônico, uma condição em que o corpo possui um número excessivo de radicais livres em comparação com antioxidantes, pode ser causado por fatores ambientais como exposição aumentada à radiação, e, enquanto pode temporariamente aumentar os telômeros, também os danifica. É mais um exemplo de como a viagem espacial na verdade faz mais mal ao corpo do que bem.
Quanto à possibilidade de que espermatozoides tortos possam se tornar retos no espaço, parece que a questão ainda não foi resolvida.
10. O Que Aconteceria Se o Traje Espacial de um Astronauta Perfurar Durante o Espaço?
Em When the Stars Gossip, Eve Kim perfura sua luva direita em um painel solar durante uma caminhada espacial mal-sucedida, e o ar começa a vazar. O traje espacial possui várias camadas para proteger os astronautas da poeira e detritos espaciais flutuantes, e um pequeno furo na camada mais interna provavelmente seria selado pela pele imediatamente abaixo (embora isso provavelmente fosse muito doloroso).
No entanto, se o rasgo fosse grande o suficiente, a rápida despressurização faria com que os gases no corpo do astronauta expandissem rapidamente e formassem bolhas devido à diferença de pressão. Ao mesmo tempo, o astronauta desmaiaria após cerca de 15 segundos devido à falta de oxigênio. Em qualquer caso, eles provavelmente morreriam em alguns minutos se não fossem resgatados imediatamente.
Felizmente, até agora ninguém morreu devido a um mau funcionamento de traje espacial.
11. Por Que Astronautas Precisam Passar Por Descompressão Antes de Ir ao Espaço?
O astronauta Lee Seung-jun coloca seu traje espacial em um esforço para resgatar Eve, mas ele não pode sair imediatamente da espaçonave e é forçado a passar por uma descompressão primeiro. Antes de realizar uma caminhada espacial, os astronautas precisam seguir um protocolo de descompressão para evitar o “mal da descompressão” — mais comumente conhecido como “os apertos”.
Esta condição ocorre quando bolhas de gás nitrogenado se formam no corpo devido à baixa pressão, levando a dores nas articulações, tontura e possivelmente à morte. Para eliminar o nitrogênio do corpo, um astronauta precisa respirar oxigênio puro por algumas horas, tanto antes quanto depois de vestir o traje espacial. Grande parte disso acontece dentro de uma câmara de ar, onde a pressão é gradualmente reduzida até que o astronauta esteja finalmente pronto para sair para o espaço.
Claro, na série é Gong Ryong quem acaba resgatando Eve ao pular em seu traje espacial e sair da espaçonave sem seguir os procedimentos corretos, mas na vida real ele provavelmente teria morrido após ser exposto ao vácuo espacial por tanto tempo.
12. Astronautas Podem (E Gostam) de Comer Sorvete no Espaço?
E finalmente, a pergunta mais importante de todas: é possível comer sorvete no espaço?
A verdade é que o lugar perfeito para comer sorvete é dentro de uma estação espacial, onde a temperatura ronda os 24 graus Celsius, o que significa que o doce não derrete tão rapidamente como em um dia quente de verão na Terra.
Além disso, a tensão superficial mantém o sorvete intacto, e a microgravidade impede que ele caia no chão, então você não precisa se preocupar com ele escorrendo ou sujando suas mãos (ou o chão).
As missões de carga para a ISS frequentemente trazem freezers que mais tarde transportam amostras científicas de volta à Terra. Durante a viagem até a ISS, esses freezers são, às vezes, carregados com sorvete para que os astronautas possam desfrutar.
Quanto ao famoso “sorvete congelado seco” vendido em algumas lojas de souvenires de museus? Ao contrário do que muitos acreditam, os astronautas não realmente consomem esse tipo de produto, em parte porque os pedaços frágeis poderiam voar por todos os lados no espaço. E, além disso, por que eles consumiriam um substituto sem graça quando podem desfrutar do verdadeiro sorvete?
When the Stars Gossip está atualmente disponível para streaming na Netflix em regiões selecionadas.
Com informações de Forbers.
Anna Park é uma verdadeira fã da cultura coreana! 💖 Ama K-Pop, K-Doramas e está sempre testando receitas coreanas, como bibimbap e tteokbokki. Sua paixão pela Coreia é contagiante, e ela adora compartilhar tudo o que aprende sobre esse universo incrível! ✨